Moda, Arte de Manifestar.

O comportamento de moda pode ser explicado pela necessidade de expressar significados mediante a posse de produtos que comunicam à sociedade como o indivíduo se percebe enquanto, de modo concomitante, interage com grupos sociais. A moda é um dispositivo social, portanto — o comportamento orientado pela moda — é fenômeno do comportamento humano generalizado e está presente na sua interação com o mundo.
Muitos fatores humanos ajudam a explicar por que as pessoas são motivadas para estarem na moda, tais como: conformidade social, busca da variedade, criatividade pessoal e atração sexual. Por milhares de anos, os seres humanos vêm se comunicando usando várias linguagens, além da verbal e escrita. Observando-se como uma pessoa está vestida, é possível saber seu sexo, idade, classe social e obter informações em relação ao seu trabalho, personalidade, opiniões, estilo de vida, etc. ; o modo de se vestir possui uma linguagem própria. Vivemos num mundo em que a moda está presente em tudo que necessitamos no dia-a-dia, por exemplo: nas vestimentas, mobiliário das nossas casas, lugares que frequentamos, etc. A moda é um fenômeno sócio–cultural que expressa hábitos, usos e costumes da sociedade num determinado momento.
Contudo, a moda é facilmente mutável — e podemos perceber isso claramente — pois estamos constantemente a mudar o vestuário ou os penteados; o que está na moda usar agora, não mais estará alguns meses depois. Deste modo, a moda também influencia a economia, para andar na moda é preciso comprar novas peças de vestuário e adereços, havendo assim um maior gasto de dinheiro, sendo um fator negativo para consumidores e em contrapartida positivo para os comerciantes. Os aspectos positivos da moda são a sua originalidade — tanto na criação, como nas novas peças com formatos diferentes do habitual — e os benefícios que proporciona tanto a nível econômico como a nível social.

This entry was published on January 9, 2012 at 1:38 pm and is filed under A voz da Serra, Arte, Kllmiranda.com, Manifestar, Moda. Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s