Todos Querem Luxo. Você Está Preparado?

A população enriquece a cada dia. Serão mais 6 milhões de brasileiros a ingressar na Classe B até o final deste ano. Fica cada vez mais acessível o contato dos consumidores com produtos e serviços de alta qualidade e dignidade no atendimento. Conclusão: todos querem o luxo.Aquela ideia do luxo inacessível e somente usufruído pelos nobres e bem nascidos acabou. Agora todos podem ter um dia de luxo, um produto de luxo, ou algum contato com o luxo. E os consumidores quando descobrem o luxo, o querem cada vez mais!A concepção de luxo pode ser diferente, dependendo da classe sócio econômica ou o contexto em que vive o consumidor. Para um consumidor de classe A, luxo pode ser a compra de uma nova jóia, para a Classe C, pode ser jantar fora em um restaurante caro no Dia dos Namorados.O novo luxo está mais como uma auto contemplação do que uma preocupação com os outros vão pensar, a busca pelo status ou a superioridade. Os consumidores vem buscando tratar-se bem, melhorar a sua própria vida, merecer o que há de melhor. Esta concepção tira o luxo da futilidade e o coloca até em posição de necessidade, um item de saúde. Então, o consumidor pensa que além de querer o luxo, pode tê-lo e agora precisa dele!
Conclusão: você precisa oferecer o luxo em sua loja.
Todas as empresas precisam se preparar e ter uma versão luxo, ouro, must, algo como uma versão premium dos seus produtos. Todas lojas precisam oferecer atendimento de luxo aos seus consumidores. Se você hoje encontra um suco Premium, um shampoo Premium ou até papel higiênico Premium, uma loja de moda ter um atendimento e produtos Premium é ainda mais possível. Algumas características são comuns aos produtos e serviços de luxo que fazem com que eles se tornam desejáveis e possam ser utilizados em seu negócio. José Luiz Tejon, em seu livro Luxo For All, as descreve muito bem e eu as adéquo para você ao varejo de moda:
1.Qualidade. Em uma loja que vende moda ela pode ser traduzida por produtos com matérias primas que não desgastam, não dão bolinhas ou que são cheias de bordados. Pode ser também um chocolate quente delicioso servido após as compras para a consumidora ou mesmo profissionais bem arrumados e extremamente educados no atendimento. Outra forma é a qualidade ser percebida através de experiência de compra inesquecível, que reúne o bom atendimento, o produto especial e o ambiente agradável de compra. E não se esqueça que tecnologias no caixa, nos processos de atendimento também são qualidades percebidas pelo consumidor de luxo.
2.Exclusividade. Você precisa ter na sua loja algum produto que mais nenhuma outra loja próxima a sua, ou ninguém mais na sua cidade tenha. Procure oferecer marcas exclusivas, ou algum item importado difícil de ser encontrado.
3.Estética. Todo produto de luxo é bonito. Por mais que beleza seja uma questão de gosto, uma peça com design, é percebida pelo consumidor como um produto com empenho estético. O luxo sempre faz os olhos brilharem, o luxo sempre surpreende.
4.Preço elevado. O consumidor, quando percebe os três itens acima, gosta de pagar caro, para justificar o merecimento de tudo isto. Há um certo charme no valor alto, quando o consumidor vai em busca do luxo. Não se intimide a cobrar um preço alto, se tiver certeza que seu produto, sua loja e seu atendimento sejam Premium.

Fonte: Portal Textília.net
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This entry was published on June 9, 2011 at 11:48 am and is filed under Marketing. Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

One thought on “Todos Querem Luxo. Você Está Preparado?

  1. Concordo plenamente, pois quando vamos em uma loja e somos tratdos com dignidade temos gosto de comprar mesmo pagando mais por isso, mas se formos em algum lugar e não bem recebidos ou tratados com indiferença, deixamos o lugar , não indicamos para ninguem e ainda falamos mal, mesmo que o produto custa 3 x menos. adorei a matéria.bjsadriana ramires machado@adrythamy

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