O Início e o Fim da Bossa (MPB).

A bossa nova é um subgênero musical derivado do samba e com forte influência do jazz estadunidense, surgido no final da década de 1950 no Rio de Janeiro. De início, o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba naquela época, ou seja, a uma reformulação estética dentro do moderno samba carioca urbano. Com o passar dos anos, a Bossa Nova tornar-se-ia um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira, conhecido em todo o mundo, e especialmente associado a João Gilberto, Vinicius de Moraes, Antonio Carlos Jobim e Luiz Bonfá.Um dos maiores expoentes da bossa nova comporia um dos marcos do fim do movimento. Em 1965, Vinícius de Moraes compôs, com Edu Lobo, Arrastão. A canção seria defendida por Elis Regina no I Festival de Música Popular Brasileira (da extinta TV Excelsior), realizado no Guarujá naquele mesmo ano. Era o fim da bossa nova e o início do que se rotularia MPB, gênero difuso que abarcaria diversas tendências da música brasileira até o início da década de 1980 – época em que surgiu um pop rock nacional renovado.A MPB nascia com artistas novatos, da segunda geração da bossa nova, como Geraldo Vandré, Edu Lobo e Chico Buarque de Holanda, que apareciam com freqüência em festivais de música popular. Bem-sucedidos como artistas, eles tinham pouco ou quase nada de bossa nova. Vencedoras do II Festival de Música Popular Brasileira, realizado em São Paulo em 1966, Disparada, de Geraldo, e A Banda, de Chico, podem ser consideradas marcos desta ruptura e mutação da bossa em MPB.

Bossa nova is a musical subgenre derived from samba, with strong influence of American jazz, which emerged in the late 1950s in Rio de Janeiro. Initially, the term was only for a new way of singing and playing samba at that time, ie a reformulation of modern aesthetics in urban samba. Over the years, Bossa Nova would become one of the most influential movements in the history of Brazilian popular music, known throughout the world, and especially associated with Joao Gilberto, Vinicius de Moraes, Antonio Carlos Jobim and Luiz Bonfa. One of the greatest exponents of bossa nova compose one of the landmarks of the end of the movement. In 1965, he composed Vinicius de Moraes, Edu Lobo, trawler. The song would be defended by Elis Regina at the I Festival de Música Popular Brasileira (the defunct TV Excelsior), held that year in Guaruja. It was the end of the beginning of the bossa nova and MPB would label it, that would encompass diffuse gender diverse trends in Brazilian music until the early 1980s – a time when pop rock nacional emerged renovado.A MPB artists born with beginners, the second generation of bossa nova, as Geraldo Vandre, Edu Lobo and Chico Buarque de Holanda, who appeared frequently in popular music festivals. Successful as artists, they had little or nothing of bossa nova. Winners of the II Festival of Brazilian Popular Music, held in São Paulo in 1966, Shot, Geraldo, and The Band, Chico’s, can be considered milestones of this disruption and mutation of bossa in MPB.
This entry was published on May 26, 2011 at 4:52 pm and is filed under Bossa Nova. Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

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