Brasilidade na moda

Em algum momento do curso “Moda Sustentável” houve o já debatido e, ainda polêmico e inconclusivo questionamento sobre o que é (ou seria) a identidade brasileira na moda. Em tempos de sustentabilidade, nada mais correto do que refletir sobre este conceito, ou melhor, perguntar qual é a melhor maneira de aproveitar o fazer da moda brasileira aos princípios da sustentabilidade.

Definir a identidade brasileira na moda é uma tarefa, no mínimo, muito difícil, pois o Brasil é um país imenso que recebeu várias influências de diferentes culturas e, portanto, a pluralidade é uma de suas qualidades. Outra questão sobre este assunto e, já relacionando à sustentabilidade, é o fazer local. Afinal, qual é o sentido de uma peça de roupa ou um acessório ser desenhado ou projetado (designed in) no Brasil, mas ser feito (made in) em qualquer outro canto do planeta? Valorizar a nossa cadeia produtiva, o nosso trabalho manual e artesanato e oferecer condições de trabalho justas também faz parte do desenvolvimento sustentável.

This entry was published on April 12, 2011 at 1:42 pm and is filed under Uncategorized. Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

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